Resolução de Sinistros e Indenizações. Ao estar diante de um incidente ou evento inesperado que causa algum tipo de prejuízo, damos o nome de sinistro. E quem possui seguro pode ser indenizado conforme o acordo feito com a seguradora, que assumiu os riscos para proteger o seu cliente ao formalizarem o contrato, o que é possível porque o contratante paga um valor proporcional ao risco do que pretende proteger para a seguradora.

Assessoria Jurídica na Resolução de Sinistros e Indenizações

Quem contrata um seguro tem direito a indenização conforme o serviço solicitado, mas desde que realize o processo necessário, incluindo notificar a seguradora assim que possível, que inicia uma investigação para verificar o episódio relatado pelo segurado e analisa se enquadra-se nos requisitos.

Com base no sinistro e na dimensão dos danos, confirma ou não se o cliente tem direito a cobertura de danos e qual é o valor disponível para indenização dos prejuízos, que pode ser voltado aos reparos, à reposição de bens danificados ou ajuda financeira.

Após o pagamento, via transferência bancária ou depósito em conta, por exemplo, o sinistro é considerado resolvido, mesmo que alguns casos tenham processos adicionais, o que depende de cada contrato e seguradora.

Diante disso, a assessoria jurídica especializada em Seguros é fundamental tanto na etapa de contratação de uma seguradora, em que consegue analisar os serviços prestados e o contrato a ser formalizado, quanto para verificar se o sinistro está dentro dos requisitos para indenização.

Ou seja, devido ao fato de os seguros terem leis a serem seguidas, cláusulas descrevendo os serviços e coberturas oferecidos, e o que não enquadra-se como indenização, contar com um auxílio jurídico é benéfico às empresas para estarem cientes sobre os seus direitos e as suas obrigações, assim como aconselha que é desaconselhado omitir fatos ou laudos, ou agir contra as ações previstas em lei ou no próprio seguro contratado, por exemplo.

Regulação de Sinistros

Conforme brevemente descrito, o processo de indenização tem início no cumprimento do contrato, em que um valor proporcional ao seguro é honrado conforme o combinado entre as partes.

Quando o sinistro acontece, a seguradora deve ser prontamente avisada para iniciar a análise, verificando se o ocorrido enquadra-se na cobertura contratada pelo cliente. Em seguida, dá uma resposta positiva ou negativa sobre a indenização e o respectivo pagamento, que também é influenciado por diversos fatores.

Diferencial da Assessoria Jurídica Especializada em Direito Securitário

Assim como descrito, a assessoria jurídica especializada em Direito Securitário é capaz de elaborar e verificar os contratos, orientar as empresas sobre os direitos e deveres, identificar cláusulas abusivas ou mecanismos que possam ser prejudiciais para seus clientes.

Sem contar que prestamos nossos serviços com base nas principais leis que regulamentam essa área da advocacia, que incluem o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor.

Do mesmo modo que podemos orientar em relação a alguns cuidados legais que são importantes para as empresas, tais como, os deveres fiduciários, o cuidado com armazenamento de documentos, a comunicação transparente e detalhada, a LGPD, os registros e licenciamentos, e até mesmo sobre as estratégias ideias para cada realidade, o que é indicado após a nossa análise.

Mais informações sobre este assunto na Internet: