Papel da Assessoria Jurídica na Resolução de Conflitos Bancários conta com algumas funções úteis para que a empresa consiga lidar da melhor forma diante de uma recuperação de créditos ou da necessidade de manter a saúde financeira em equilíbrio, por exemplo.
Assessoria Jurídica na Resolução de Conflitos Bancários
Seja diante de uma crise econômico-financeira, para manter a saúde financeira em equilíbrio ou pagar empréstimos ou financiamento, quando a empresa chega a este ponto, costuma estar envolvida em um conflito bancário, em que o papel da assessoria jurídica faz a diferença para que consiga resolver a questão de uma forma legalmente válida.
Importância da Assessoria Jurídica em Direito Bancário
Como papel da assessoria jurídica na resolução de conflitos bancários podemos citar como principais exemplos auxiliar na estruturação e otimização da gestão das obrigações financeiras adquiridas na instituição financeira, estudando detalhadamente os encargos contratuais, a presença de possíveis cláusulas abusivas ou que possam ajudar na questão, e as melhores estratégias para equilibrar as contas ao identificar renegociações viáveis.
Ou seja, por meio de profissionais especializados na resolução de conflitos bancários, a empresa tem a chance de obter proteção de seus direitos, custos reduzidos, rapidez na solução da questão quando possível e segurança de que as estratégias são legalmente válidas.
Possíveis Estratégias
A partir de uma análise detalhada, a equipe consegue verificar quais soluções são mais vantajosas para cada caso, considerando se a empresa consegue se beneficiar da redução da taxa de juros, de prazos prolongados e mecanismos extrajudiciais ou judiciais para resolução de conflitos, por exemplo.
Se a resolução consensual extrajudicial for uma opção, é papel da assessoria jurídica buscar acordos vantajosos para os envolvidos e garantir que a documentação esteja legalmente válida, revisando-a, mantendo-a atualizada e dentro do prazo. Mas se a solução depender de uma ação judicial, está entre suas funções preparar os responsáveis pela empresa, acompanhar o processo e executar as sentenças.
Assim como tende a ser papel da assessoria jurídica na resolução de conflitos analisar quais dívidas bancárias podem ser quitadas de forma estratégica, o que permite benefícios futuros, como quitação das que possuem altas taxas e ter mais tempo para focar nas que podem ser adiadas sem gerar consequências jurídicas.
Atuação Preventiva
Para além da resolução dos conflitos, também é papel da assessoria jurídica reforçar a importância da atuação preventiva, que pode ser adotada após superar tal situação, assim, consegue evitar que outros episódios aconteçam, reduzindo riscos e preservando a saúde financeira do seu negócio.
Outra ação preventiva envolve a revisão de documentos, como os contratos, em que consegue verificar a presença de cláusulas problemáticas e orientar que proponha alterações capazes de proteger os interesses das partes de forma justa.
Do mesmo modo que é seu papel oferecer suporte para que compreenda a legislação vigente, identificar possíveis problemas futuros e indicar as melhores estratégias para evitar que se tornem conflitos bancários, por exemplo.
Então, se deseja agir de forma preventiva ou aproveitar os benefícios do Papel da Assessoria Jurídica na Resolução de Conflitos Bancários, entre em contato para que possamos estudar o seu caso e traçar as estratégias ideais para o sucesso e a longevidade do seu negócio.