Publicidade Enganosa é capaz de afetar tanto os clientes ou consumidores, que podem se sentir prejudicados por um anúncio irreal, quanto a própria empresa, que tende a ser devidamente responsabilizada, correndo Riscos Legais e acabar prejudicando a sua Reputação.
Ou seja, uma publicidade é considerada enganosa quando há omissão de informações relevantes, capazes de influenciar na decisão de compra, ou ao conter informações falsas, ambíguas ou exageradas, induzindo o consumidor ao erro, o que pode acabar resultando em complicações legais, como as sanções administrativas (por exemplo, perda de credibilidade, gastos financeiros e dificuldades nos lançamentos e para estabelecer parcerias).
Dicas para Evitar Riscos Legais e Proteger a Reputação da sua Empresa
Quando uma empresa realiza promoção comercial de uma marca, um produto ou serviço com estratégias de comunicação, design e marketing de forma enganosa, com informações parcial ou totalmente falsas, ou omissão de dados, para atrair e influenciar os clientes ou consumidores, induzindo-os ao erro, damos o nome de publicidade enganosa.
Seja por descuido ou má-fé, ao ser identificada, por ser considerada um crime, a empresa pode sofrer consequências legais e ter sua imagem e reputação abaladas, principalmente nos dias atuais, em que a opinião e os feedbacks online têm aumentado, e o acesso e compartilhamento são feitos rapidamente.
Atenção
Uma das primeiras dicas para evitar riscos legais e proteger a reputação da sua empresa é estar atento, não somente em relação à publicidade, mas sobre as leis, regras e os regulamentos que envolvem o seu mercado de atuação.
Outro ponto de atenção envolve a contratação de profissionais e prestadores de serviços terceirizados especializados e capacitados para trabalhar com publicidade, garantindo que diversos aspectos legais sejam respeitados.
Alinhamento Entre as Equipes
Seja a equipe de marketing, responsável pelos rótulos, vendas, redação, atendimento ou outra área relacionada à comunicação do produto ou serviço oferecido, embora a liberdade criativa seja importante, é fundamental alinhar as informações exatas que devem ser divulgadas, sendo o mais fiel possível ao material.
Descrição Fiel na Publicidade
Ao divulgar um produto ou serviço, é essencial que a descrição seja verdadeira, acessível, de fácil compreensão e detalhada, contendo preço, prazos de entrega e condições de garantia e pagamento, por exemplo.
Do mesmo modo que deve prezar pela transparência até no anúncio de descontos e promoções, que precisa ser feito de forma objetiva e explícita, informando pontos cruciais das condições, tais como, período de duração, restrições e disponibilidade de estoque.
Treinamentos Periódicos
Além dos colaboradores, os treinamentos periódicos sobre a publicidade enganosa também são uma recomendação de incentivo aos parceiros, fornecedores e outras pessoas que podem ter suas atuações relacionadas às atividades econômicas, porque qualquer atitude equivocada é capaz de provocar um efeito em cascata, resultando em riscos legais e impacto negativo na reputação empresarial.
Feedbacks e Reações
Outra forma de evitar riscos legais e proteger a reputação da sua empresa associados à publicidade enganosa é por meio de um monitoramento frequente e, consequentemente, uma análise sobre a reação do público, principalmente na internet, porque mesmo com revisão e aprovação cuidadosas, é possível que algum detalhe passe despercebido nas etapas que antecedem a publicação do material.
Canal de Comunicação
Além de acompanhar a reação, é válido manter um canal de comunicação aberto com os clientes ou consumidores para que façam seus pedidos e manifestem opiniões, pontos positivos e negativos, e avaliações, por exemplo, porque, a partir disso, podem identificar possíveis melhorias, correções, adaptações e até necessidades novas.
Sem contar que é um meio de verificar possíveis publicidades enganosas que possam ter passado despercebidas ou sejam capazes de impactar o seu negócio em algum grau e de alguma forma.
Assessoria Jurídica
Entre as diversas funções de uma assessoria jurídica também destaca-se a responsabilidade de analisar o material publicitário para estudar se há uma inconsistência ou ambiguidade capaz de torná-la enganosa.
Por isso, não hesite em acionar uma equipe jurídica de confiança para Evitar Riscos Legais e Proteger a Reputação da sua Empresa, porque, apesar de a recomendação ser adotar, preferencialmente, medidas preventivas, erros e descuidos são possíveis de acontecer, fazendo com que você acabe se deparando com uma Publicidade Enganosa.