Proteção Patrimonial. Empresários que buscam a longevidade e o sucesso do seu negócio precisam focar em estratégias, instrumentos e medidas legais para proteger seu patrimônio, evitando possíveis riscos e complicações no futuro que possam afetar as questões contratual, de documentação, integridade, registros, trabalhista e tributária, por exemplo.
E seja para evitar que as dívidas empresariais atinjam os bens pessoais, o surgimento de conflitos entre sócios e até disputas sucessórias, existe uma recomendação que tende a ser comumente feita para Proteger uma Empresa.
Proteção Patrimonial – Dicas para Proteger sua Empresa
Primeiramente, para proteger sua empresa é válido contar com uma assessoria jurídica, que realiza uma análise aprofundada para entender quais são as melhores opções para cada caso.
Mas, de modo geral, a recomendação envolve a Proteção Patrimonial, que é caracterizada pela adoção de medidas legais para promover segurança aos bens e evitar ou reduzir os riscos e prejuízos associados aos diferentes cenários que pode enfrentar, desde que haja justificativas jurídica e econômica válidas, respeito às leis e aos regulamentos vigentes, e inclusão de estratégias com embasamentos legais para não ser considerado uma forma ilegal de proteger sua empresa.
Além disso, para que a proteção seja feita de forma eficiente, normalmente, algumas estratégias e medidas precisam ser providenciadas.
Diversificação dos Recursos Financeiros
A diversificação das fontes de receita é uma estratégia que garante a diminuição da exposição aos riscos, porque a empresa não se limitaria a uma única forma de obter recursos financeiros.
Empresa Offshore
Offshore é uma empresa criada com base em aspectos legais internacionais conhecida como paraíso fiscal, o que acaba gerando economia tributária na sucessão patrimonial e redução de riscos ligados aos problemas nacionais, por exemplo.
Governança
Governança empresarial envolve a continuidade da empresa ao contar com práticas para gestão, alinhando os interesses das pessoas envolvidas no negócio, prezando por uma atuação transparente e baseada em aspectos legais para alcançar o sucesso e o desenvolvimento econômico.
Holding
Holdings são um dos mecanismos comumente utilizados para proteção patrimonial, sendo personalizados de acordo com os objetivos dos sócios, separando legalmente os bens pessoais dos que estão associados à empresa.
Planejamento Tributário
Outra maneira de proteger sua empresa é por meio do planejamento tributário, incluindo fiscal, em que é possível organizar legalmente os pagamentos devidos e reduzir a carga tributária.
Planejamento Sucessório
O planejamento sucessório envolvendo a transferência de bens em vida, de forma organizada, por meio de doações e usufruto garante que a vontade seja respeitada, assim como há segurança do patrimônio e da continuidade de suas atividades.
Recuperação Judicial
Antes de declarar falência, uma empresa pode dar entrada na recuperação judicial, que é uma maneira de enfrentar a crise econômico-financeira temporária, tendo a chance de negociar as dívidas e pendências enquanto mantém a sua atuação no mercado.
Seguros
Contratar seguros é outra maneira de proteger sua empresa, cobrindo despesas que estejam inclusas no contrato firmado com a seguradora, o que também acaba influenciando na imagem e confiança que passa aos clientes, parceiros e fornecedores em relação à solidez diante de sinistros.
Mas como cada empresa é única, assim como suas necessidades, o ideal é passar por uma análise individual e contar com orientações devidamente personalizadas de uma assessoria jurídica para saber como Proteger sua Empresa, o que pode ou não incluir a Proteção Patrimonial, então, não hesite em nos procurar!