Um dos objetivos das empresas é manter a sua imagem e credibilidade positiva com os clientes, fazendo com que se tornem fiéis e até divulguem o seu trabalho. E para alcançar esse objetivo, uma das maneiras é evitando Práticas Comerciais Abusivas.

Exemplos de Práticas Comerciais Abusivas

Propaganda enganosa, venda casada ou de produtos falsificados, descumprimento de prazos, ajuste do preço sem justificativa ou aviso prévio, falta de estipulação da data para entrega do produto e cobranças indevidas são alguns dos principais exemplos comuns de práticas comerciais abusivas, que acabam fazendo com que as empresas tenham vantagem em relação ao cliente após enganá-lo.

Dicas para Evitar as Práticas Comerciais Abusivas

Mas pensando no bem da empresa e do seu consumidor, existem algumas dicas para evitar as práticas comerciais abusivas.

Comprovantes

Comprovantes e notas fiscais são uma forma de garantir os direitos tanto da empresa quanto do consumidor caso surjam problemas, norteando em relação às obrigações de cada um diante do cenário apresentado.

Direitos do Consumidor

Os direitos do consumidor são garantidos pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), por isso, é importante estar ciente sobre suas normas para que saiba como agir de forma transparente, de boa-fé, com respeito e de modo a preservar as relações.

Especificações

Ao anunciar um produto ou serviço, deve atentar-se para fazer uma descrição fiel, com quantidade, validade, disponibilidade, origem, materiais ou qualquer informação considerada relevante para o cliente ou usuário.

Estratégias de Vendas

Estudar as melhores estratégias para vendas é uma maneira de evitar propaganda enganosa, prometer algo além do que pretende disponibilizar ou para não ocultar informações, por exemplo.

Prazos

Os prazos são uma questão básica do comércio, por isso, é fundamental descobrir maneiras de entregar o produto ou serviço adquirido antes ou até o prazo estipulado ao seu cliente.

Quando não for possível, é fundamental que o consumidor tenha sido previamente informado sobre a possibilidade de cancelamento, reembolso ou substituição, que são seus direitos garantidos, mas variam conforme as políticas de cada empresa.

Qualidade dos Produtos

Ter um setor de qualidade ou uma equipe responsável por esse tipo de tarefa reduz os riscos de o consumidor adquirir um produto danificado. Assim como é importante investir em selos para confirmar a autenticação e dar atenção aos feedbacks, comentários e reputação online, focando em melhorias e nos pontos que podem ser mantidos.

Questões Jurídicas

Estar ciente sobre leis e regulamentações que protegem os consumidores é importante para garantir que os direitos vão ser preservados enquanto presta suas atividades conforme as determinações vigentes.

E para isso pode contar com uma assessoria jurídica especializada, que está constantemente ciente sobre as questões legais e consegue orientar de acordo com as demandas.

Por outro lado, caso venha a adotar práticas comerciais abusivas, é fundamental que tenha um canal de comunicação para que os clientes ou usuários consigam relatar seus problemas e você consiga tomar as providências para resolvê-las e eliminar tais ações.

Mas para não chegar a esse ponto, de práticas comerciais abusivas, acione a nossa assessoria jurídica especializada para que possamos orientar sobre as medidas indicadas para o seu tipo de negócio ou mesmo sobre outras questões que demandem a nossa atenção em conjunto.

Mais informações sobre este assunto na Internet: