Elaboração do Plano de Recuperação Judicial Empresarial pode ser eficaz, principalmente ao contar com uma assessoria jurídica, que consegue analisar detalhadamente e orientar sobre as melhores opções diante de cada realidade.
Plano de Recuperação Judicial Empresarial
A recuperação judicial é uma forma de preservar a empresa que está diante de uma crise econômico-financeira, possibilitando a renegociação de dívidas enquanto mantém a sua atuação no mercado, protegendo contra ações de execução dos credores e, consequentemente, falência.
Assim, além de conseguir identificar meios para realizar os pagamentos devidos, pode preservar os empregos, cumprir as obrigações junto aos fornecedores e manter a empresa ativa.
Para isso, é necessário, primeiramente, saber se enquadra nos requisitos para usar tal instrumento jurídico, como estar em atividade há mais de dois anos e não ter feito uso de tal instrumento em um período inferior a cinco anos, por exemplo.
Em seguida, apresentar o plano de recuperação judicial empresarial, um documento que contém a descrição das medidas a serem adotadas pela empresa para superar a crise financeira.
Estrutura da Elaboração dos Plano de Recuperação Judicial Empresarial
A estrutura dos plano de recuperação judicial empresarial deve contar com elementos específicos, devidamente personalizados de acordo com cada negócio, tais como:
- Diagnóstico: análise das causas da crise econômico-financeira e da real situação atual;
- Estratégias para recuperação: assim como devem estar citados as propostas de renegociação e quitação de dívidas, os pontos a serem revistos nos contratos e a possibilidade da venda de ativos, por exemplo;
- Cronograma: detalhes sobre as condições de renegociação, os juros e prazos para adotar as medidas propostas descritas no plano;
- Projeções financeiras: também precisam constar simulações reais e viáveis do plano elaborado e da capacidade de cumpri-lo dentro do novo prazo.
Após a elaboração do plano de recuperação judicial empresarial, o mesmo deve ser encaminhado à assembleia geral de credores, que precisa aprovar para que possa ser colocado em prática após a validação judicial, dando início ao acordo.
Estratégias de Sucesso
Primeiramente, para ter estratégias de sucesso, o ideal é contar com uma assessoria jurídica. Além de auxiliar na reestruturação da empresa diante da necessidade de elaborar um plano judicial empresarial, é responsável por fazer uma análise aprofundada da real situação financeira e apontar as melhores oportunidades e medidas indicadas para cada caso.
Outra estratégia de sucesso envolve a entrega do plano de recuperação judicial empresarial dentro do prazo de 60 dias a contar da publicação de que deseja entrar no processo de recuperação, com possibilidade de estender para até 180 dias, desde que tenha autorização judicial, o que costuma acontecer em casos específicos.
Do mesmo modo que monitorar as metas e os resultados também fazem parte das estratégias de sucesso, porque consegue acompanhar, por meio de relatórios periódicos, o status do plano, dando a chance de melhorar e corrigir o que é necessário para cumprir o novo acordo dentro do prazo e da forma descrita.
Sem contar que, por se tratar de uma questão judicial, é necessária a presença de um representante jurídico da empresa, então, se você se encontra diante de tal situação ou precisa de outro tipo de ajuda, não hesite em nos contatar para que possamos trabalhar juntos para o bem e sucesso do seu negócio!