Due Diligence em Operações de M&A. Ao se deparar com uma necessidade ou oportunidade, é possível que a M&A (Mergers & Acquisitions) ou Fusões e Aquisições, em Português, seja uma das soluções para a sua realidade empresarial.

Mas para ter a chance de conquistar resultados benéficos para todos os envolvidos pode receber o conselho de investir em Due Diligence, que, basicamente, é uma prática de investigação feita antes de concluir uma negociação.

Due Diligence em Operações de M&A

Considerada uma prática essencial de análise e investigação nas operações de M&A, a due diligence tem sua importância associada ao fato de que informa a real situação da empresa a ser negociada, seja por meio de uma fusão ou aquisição.

Ou seja, ela oferece informações válidas (detalhadas, confiáveis e transparentes) em relação ao vendedor do negócio e aos setores comercial, contábil, financeiro, jurídico, operacionais, tecnológico ou outro(s) condizente(s) com cada realidade.

Assim, a empresa compradora tem a oportunidade de estar ciente sobre os riscos e benefícios de dar continuidade ao processo, e evitar possíveis problemas ou prejuízos inesperados no futuro. E caso os resultados apontados não sejam satisfatórios para o que precisa, pode decidir estrategicamente se compensa realmente prosseguir ou desistir da proposta.

Por isso, empresários que buscam expandir seus negócios, diversificar suas operações e aumentar sua parcela de competitividade no mercado costumam focar em operações de M&A, mas, normalmente, com base na due diligence providenciada.

Identificações Relevantes

Uma das importâncias de due diligence em operações de M&A envolve a identificação de, por exemplo:

  • Oportunidades: em relação à redução de custos, melhoria na eficiência operacional, adoção de novas tecnologias, melhora de produtos ou serviços oferecidos, ao aumento de receitas e crescimento e expansão de mercado;
  • Riscos: financeiros ocultos, legais (verificando se existem pendências ou medidas a serem adotadas para cumprimento jurídico, por exemplo) e operacionais (qualidade, sistemas utilizados, infraestrutura e eficiência geral para saber o que precisa e pode ou não ser melhorado);
  • Valor justo: ajuda na determinação de um valor justo para negociação, sendo embasada nos resultados de due diligence, o que acaba levando a um ajuste no preço satisfatório para ambas as partes.

Redução dos Riscos

Após identificar os possíveis riscos, é possível elaborar estratégias para reduzi-los ou mesmo encerrar a negociação caso verifique que os potenciais riscos avaliados podem não ser tão vantajosos no futuro como acreditavam que a fusão ou aquisição seria.

Planejamento Pós-Negociação

Com base na avaliação e investigação de due diligence em operações de M&A consegue montar, antecipadamente, um planejamento de integração, o que permite facilitar a transição das empresas envolvidas, reduzindo os riscos de impactos negativos e maximizando o que for possível.

Verificação de Compliance

Outra importância de due diligence em operações de M&A envolve a questão de compliance, um fator importante não só no aspecto jurídico, mas em diversos setores, porque estar em conformidade com leis, normas e regulamentos vai além de evitar possíveis responsabilizações condizentes com os atos.

Logo, por meio da análise e investigação consegue saber quais adaptações e investimentos precisa fazer, se algo pode ser mantido ou quais autorizações, licenças e medidas precisa priorizar, por exemplo.

Elaboração de Contrato

Após confirmar os pontos que levaram a cogitar a negociação, a importância de due diligence em operações de M&A inclui a etapa de elaboração do contrato, porque, por meio dos resultados é possível definir as garantias e cláusulas contratuais que precisam constar na negociação, evitando possíveis problemas que possam comprometer a operação, apontando um valor justo, entre outras descrições relevantes para cada caso.

Por isso, contar com uma assessoria jurídica pode ser uma vantagem desde o início da negociação, seja de Fusão ou Aquisição, porque consegue orientar sobre Due Diligence em Operações de M&A e os passos seguintes, pensando no seu sucesso a longo prazo. Então, não hesite em nos contatar para que possamos atuar juntos no crescimento do seu negócio.

Mais informações sobre este assunto na Internet: