Consultoria Preventiva é uma recomendação básica e comum feita aos empresários, pensando em diversos benefícios, como longevidade, transparência, boas relações e a finalidade de Evitar riscos e até Crises Financeiras.

Consultoria Preventiva para Evitar Crises Financeiras

Quando o objetivo é evitar crises financeiras, a consultoria preventiva também tem sua importância e pode ser uma solução benéfica para os negócios, desde que seja uma equipe especializada para orientar devidamente e indicar as melhores estratégias para cada negócio, o que determina o destino empresarial.

Por meio da atuação preventiva é possível acompanhar a rotina empresarial e estudar quais situações são capazes de gerar prejuízos e crises financeiras, além de ser fundamental na interpretação de leis, normas e regulamentos vigentes para não agir equivocadamente, por exemplo.

Sem contar que desta forma é possível garantir maior produtividade, diminuir os gastos e aumentar os lucros, o que, a longo prazo, tende a resultar em um equilíbrio financeiro favorável.

Obrigatoriedades Básicas

Com a consultoria preventiva os empresários conseguem tomar decisões assertivas, extraindo as melhores vantagens legais em relação ao regime tributário, tipo societário e às regras trabalhistas e do Direito ao Consumidor, por exemplo.

Leis, Normas e Regulamentos Vigentes

Outra importância da consultoria preventiva para evitar crises financeiras envolve adotar e manter o constante cumprimento de leis, normas e regulamentos vigentes para não ser devidamente responsabilizada ao ser identificada alguma irregularidade, o que tende a resultar em ação judicial, aplicação de multas e impacto na imagem e credibilidade da empresa, podendo afetar negativamente a questão financeira a longo prazo.

Redução Legalizada de Gastos

Um(a) profissional que presta consultoria preventiva consegue identificar e orientar os empresários e/ou pessoas do setor responsável sobre as contribuições tributárias e questões trabalhistas e cíveis condizentes ao tipo de atividade prestada, o que acaba reduzindo os gastos.

Assim como pode recomendar ferramentas e métodos apropriados para gestão e controle de gastos, como é o caso do planejamento tributário, que conta com estratégias para otimização de gastos, por exemplo.

Recuperação Empresarial

A depender da gravidade da situação, a solução cabível para algumas empresas que estão diante de uma crise econômico-financeira pode ser uma recuperação empresarial, em que tem a chance de negociar as dívidas enquanto mantém as atividades, o que acaba preservando empregos e pagamentos, e, consequentemente, evitando a falência.

Diferencial das Recomendações

Apesar de cada profissional ter um estilo de atuação e cada empresa apresentar suas particularidades, de um modo geral, a consultoria preventiva pode orientar sobre diversas medidas para evitar crises financeiras.

Algumas delas envolvem gestão e renegociação de contratos e dívidas; atuação focada em compliance; due diligence; correção de condutas internas; constante cumprimento de leis, normas e regulamentos; correção de falhas operacionais; preservação do meio ambiente; valorização do consumidor; registros (marcas e patentes) e proteção patrimonial, por exemplo.

Logo, para antecipar ou Evitar Crises Financeiras, acione uma Consultoria Preventiva, porque, além de ser uma preferência de atuação destinada às empresas, é uma forma de garantir segurança jurídica e tomar decisões embasadas em leis, normas e regulamentos vigentes, levando em consideração as políticas internas e particularidades de cada negócio.

Mais informações sobre este assunto na Internet: