Compliance nos Negócios. Atuar em conformidade com as leis, os regulamentos, as políticas internas e os padrões éticos vai além de manter uma empresa em cumprimento legal por meio de uma estratégia de gestão.
Demonstra um compromisso com a transparência e integridade, prevenindo possíveis riscos, garantindo as responsabilidades legais e promovendo uma cultura ética na empresa.
Por isso, apesar de demonstrar uma atuação em conformidade com um conjunto de regras, também é uma forma de garantir relações éticas e transparentes nas áreas comercial, comportamental, contratual, política e trabalhista.
Importância de Compliance nos Negócios
Além de ser uma maneira de estar diariamente em conformidade com as questões jurídicas, compliance empresarial proporciona competitividade e ética às empresas em um cenário que se mantém constantemente regulamentado.
Ou seja, esse tipo de investimento estratégico conforme cada negócio e mercado de atuação tende a garantir um reforço de relações justas, o fortalecimento da imagem e reputação, a conquista de novos consumidores, confiança de clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores, uma base sólida para que consiga atuar de forma segura e o sucesso a longo prazo.
Governança, segurança da informação, sustentabilidade, descontos em linhas de crédito, credibilidade diante de investidores, aumento do lucro, solidez, margem de competição e combate à corrupção também são pontos igualmente importantes observados em empresas que adotam práticas de compliance.
Demais vantagens envolvem o cumprimento de obrigações ambientais, concorrenciais, fiscais (contábeis e tributárias), trabalhistas, regulatórias, entre outras áreas que são encontradas nos negócios.
Assim como a importância de compliance empresarial também inclui:
Confiança e Reputação
Algumas das importâncias de compliance empresarial são o fortalecimento da reputação e manutenção da confiança de seu público, o que é possível por meio do compromisso ético e da conformidade legal, e acaba resultando em vantagens competitivas.
Cultura Ética
Assim como também é uma maneira de promover cultura ética na empresa, porque são determinados padrões de conduta, políticas de integridade e canais de comunicação, ressaltando os valores organizacionais e conscientizando os colaboradores e todos os envolvidos sobre os benefícios de evitar, fiscalizar e denunciar ações consideradas fraudulentas e corruptas.
Gestão de Riscos
Por meio de compliance, os negócios têm a chance de identificar e gerenciar os riscos aos quais foram submetidos, assim, há análise e redução das ameaças ao negócio, evitando ou minimizando multas, processos judiciais e danos à reputação.
Legislação
O cumprimento de leis e regulamentos é essencial para quem deseja evitar sanções e demais complicações, desde que se mantenham constantemente atualizados e alinhados com suas políticas e o mercado em que estão inseridos.
Políticas Internas
Outra importância envolve o fortalecimento das políticas base da empresa, em que podem ser observados regras, missão e valores, condutas esperadas, entre outras particularidades fundamentais para nortear a gestão do negócio.
Redução de Custos
Outra importância do compliance empresarial é a chance de evitar gastos desnecessários, o que é possível por meio de prevenção de irregularidades, fraudes e consequências legais.
Essas e outras vantagens podem ser um diferencial nos negócios ao contar com o auxílio de uma assessoria jurídica empresarial, que consegue fazer análises; avaliar riscos; traçar estratégias; elaborar, com uma equipe multiprofissional, as políticas e os procedimentos esperados; indicar treinamentos periódicos; monitorar e revisar pontos a serem aprimorados, por exemplo.