Estratégias Legais para Proteger Bens de Sócios Contra Riscos do Negócio são importantes para garantir sua longevidade após anos de investimentos constantes desde o início do projeto, evitando possíveis riscos, consequências jurídicas e dívidas, por exemplo.
Estratégias Legais para Proteger Bens Contra Riscos
Para proteger bens de sócios contra riscos do negócio é necessário investir em estratégias legais para separar o patrimônio pessoal do empresarial, o que pode ser alcançado ao contar com uma assessoria jurídica em Direito Empresarial.
Mas isso não impede que, em situações específicas, a proteção de bens dos sócios não funcione legalmente, como acontece em casos de abuso de personalidade jurídica empresarial, confusão patrimonial, desvio de finalidade, fraude ou má gestão, por exemplo.
Acordo de Sócios
O Acordo de Sócios é o documento jurídico responsável por regulamentar as relações entre os sócios, devendo conter detalhes sobre direitos, deveres e sucessão, por exemplo, proporcionando previsibilidade e reduzindo possíveis conflitos capazes de impactar os bens dos sócios ao ponto de causar riscos ao negócio.
Empresa Offshore
Esse tipo de empresa é criado com base na legislação internacional conhecida como paraíso fiscal, permitindo uma economia tributária na sucessão patrimonial e redução de riscos do negócio associados aos problemas nacionais.
Holding
Holdings são empresas personalizadas de acordo com os objetivos dos sócios para administrar os patrimônios, separando os bens pessoais dos empresariais, sendo considerados outro tipo de estratégia legal para proteger bens de sócios contra riscos do negócio.
Planejamento Patrimonial
O planejamento patrimonial é outra forma de proteger bens de sócios contra riscos do negócio, principalmente diante de um processo de recuperação judicial passando por reestruturação, servindo como uma estratégia preventiva de responsabilidades financeiras pontuais da empresa ou do sócio.
Planejamento Sucessório
Transferir os bens em vida, fazendo com que suas escolhas sejam priorizadas e as atividades econômicas não sejam interrompidas, também é outra possibilidade que tende a ocorrer por meio de doações e usufruto.
Planejamento Tributário
Do mesmo modo que também se enquadra nessa função o planejamento tributário, inclusive fiscal, permitindo uma organização legalmente válida dos pagamentos devidos e redução de carga tributária.
Seguros
Sem contar a contratação de seguros, que é capaz de proteger os sócios contra riscos de decisões relacionadas à empresa e cobrir despesas, desde que estejam inclusas no contrato firmado.
Medidas Básicas
Manter os gastos e as contas pessoais separadas da empresarial (blindagem patrimonial, um planejamento de proteção a longo prazo), limitar as responsabilidades por meio do tipo societário, revisar contratos bancários, principalmente em casos de ter colocado algum patrimônio pessoal como garantia de dívidas empresariais também são outros meios de garantir a proteção aos bens de sócios contra riscos do negócio.
Assim como investir em estrutura societária condizente, documentos jurídicos personalizados para cada empresa e regime de bens no casamento, evitar fraudes e priorizar medidas preventivas (ou seja, antes que algum problema surja), focando na transparência também são consideradas medidas eficazes em proteger bens de sócios contra riscos do negócio.
Diante das possibilidades, entre em contato para que possamos analisar sua empresa com calma e oferecer as melhores Estratégias Legais para Proteger Bens de Sócios Contra Riscos do Negócio.