Compliance Ambiental. Para quem de fato se preocupa com as questões ambientais, de sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente, existem aspectos jurídicos e práticas sustentáveis em constante evolução que precisam ser levadas em consideração.
Compliance Ambiental
Um dos principais pontos envolve o desenvolvimento econômico em conjunto com uma atuação sustentável, preservando o meio ambiente, o que pode ser proporcionado por compliance ambiental, que tem como objetivos garantir práticas responsáveis e redução dos impactos ambientais provocados pelas atividades empresariais.
Assim, tem a chance de proporcionar um futuro sustentável, com recursos naturais, e evitar complicações legais, o que é possível ao investir verdadeiramente, por exemplo, nas práticas de ESG, ou seja, em questões ambientais, sociais e de governança.
Do mesmo modo que também pode adotar due diligence, que é caracterizada pelas ações destinadas a uma investigação prévia para reduzir as chances de surgirem possíveis riscos em toda cadeia envolvida.
Desafios
Para que o compliance ambiental funcione eficazmente é fundamental que haja um real interesse em preservar o meio ambiente e se comprometer em tomar as devidas medidas necessárias.
Por isso, o ideal é conscientizar os colaboradores sobre a importância de adotar compliance ambiental, focar em uma gestão eficiente dos recursos financeiros, desenvolver estratégias com práticas ambientais responsáveis, investir em tecnologias limpas e adequar-se para ter selos e certificações ambientais.
Do mesmo modo que há necessidade de se manter informado sobre as regulamentações e políticas governamentais relacionadas às questões ambientais, o que pode ser outro desafio, porque são criados com base em experiências e necessidades; variam de acordo com sua vigência, seu mercado de atuação e seus requisitos, por exemplo.
Outros desafios tendem a envolver os dados descentralizados, ou seja, distribuídos pelos setores, a falta de conhecimento sobre as normas e os padrões básicos para adoção de medidas sustentáveis, e o comprometimento dos colaboradores, parceiros e fornecedores.
Oportunidades
Após iniciar os trabalhos para aplicar compliance ambiental, as empresas podem começar a observar seus benefícios, em que se destacam as oportunidades de melhorar a imagem e reputação ao compartilhar que valorizam as questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.
Enquanto isso, acabam se posicionando verdadeiramente preocupadas com tais aspectos ao buscar uma atuação mais responsável, transparente, ética e sustentável em diversos aspectos e setores, desde a produção até a gestão geral empresarial.
Outro destaque é o impulsionamento de inovação e desenvolvimento de produtos ou serviços sustentáveis, com apresentação de soluções amigáveis, com a chance de descobrir ou originar novas oportunidades de negócios, melhorando nos quesitos de eficiência, operacional e redução de custos, o que tende a ser observado com o passar do tempo.
Ao investir em compliance ambiental as empresas têm a chance de atrair investimentos, até mesmo globais, como acontece em caso de adoção das práticas de ESG, por exemplo. E até adaptar diferentes etapas da sua cadeia de produção em outras áreas ou setores, aproveitando ao máximo seus recursos e investimentos, e evitando o desperdício.
Além disso, as empresas contribuem para proteger ecossistemas e biodiversidade ao preservar os recursos naturais por meio de ações, como adotar medidas de conservação, manutenção e restauração ambientais.
Sem contar que impulsionam o consumo de produtos ou serviços originados de tecnologias sustentáveis, além de proteger legalmente as suas inovações por meio do Programa Patentes Verdes, do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que é responsável pelo registro de patentes.
Assim, tais oportunidades podem surgir quando as empresas atuam em conjunto com a assessoria jurídica especializada em Direito Ambiental, porque se mantém constantemente atualizada em relação às leis e aos regulamentos vigentes, orienta sobre as necessidades individuais, estuda as medidas ideais em cada caso e consegue identificar os possíveis riscos futuros e as respectivas soluções estratégicas.